+16
Viver sendo metade-mortal e metade-bruxa não é a coisa mais fácil de se fazer, principalmente quando você tem que escolher o lado que vai seguir pelo resto da vida ou pelo resto da eternidade, sendo ele do bem ou do mal. Essa é a estranha história de Sabrina, contada na série de terror sobrenatural da Netflix "O Mundo Sombrio de Sabrina", lançado em outubro deste ano (2018), criado por Roberto Aguirre-Sacasa e produzida pela Warner Bros.
![](https://static.wixstatic.com/media/9bf99e_36acd303d65d4549b8a146940173fe53~mv2.jpg/v1/fill/w_913,h_477,al_c,q_85,enc_auto/9bf99e_36acd303d65d4549b8a146940173fe53~mv2.jpg)
A série retrata a vida de Sabrina (Kiernan Shipka), uma meia-bruxa da família Spellman que mora na pequena cidade de Greendale, com suas duas tias bruxas e seu primo que tentou explodir o Vaticano. A série se passa nos momentos mais agitados da vida dela onde deve escolher o seu lado — do bem ou do mal —, mas sua vida muda completamente após seu aniversário de 16 anos com a cerimônia de sua iniciação no caminho das trevas que ela negou, porque não aceitava a ideia de ser uma submissa e controlada pelo senhor das trevas — também conhecido como Satanás.
Sabrina convivia com mortais e até namorava um garoto chamado Harvey Kinkle (Ross Lynch) que foi um dos motivos de sua negação na cerimônia, pois se aceitasse teria que desistir, tanto de suas amizades mortais, quanto de seu grande amor, tendo que ir estudar em uma escola especial para bruxas um pouco longe de casa.
Mas para a história ficar mais emocionante, o próprio Satanás fez de tudo para ter Sabrina dentro do seu Coven, mandando a própria mãe dos demônios — que possuiu uma professora — traçar seu destino silenciosamente para que a bruxinha se tornasse uma bruxa poderosa, corajosa, destemida e pronta para reinar ao lado do senhor das trevas não importasse o preço.
[Alerta de Spoilers]
A partir daqui, a análise poderá conter spoilers da série! É recomendável que se assista a série antes para não prejudicar sua experiência com o mesmo e também para melhorar o entendimento da análise! A série está disponível somente na Netflix.
Sabrina Spellman - A meia-bruxa destemida e corajosa
![](https://static.wixstatic.com/media/9bf99e_8874e41a262d4bd8b66256aaaedb3c38~mv2.jpg/v1/fill/w_750,h_380,al_c,q_80,enc_auto/9bf99e_8874e41a262d4bd8b66256aaaedb3c38~mv2.jpg)
Sabrina é uma garota que adora contestar tudo, principalmente quando alguma coisa afeta o bem-estar. Não só das pessoas que ama, mas também das pessoas ao seu redor. Durante a série, mesmo tendo que respeitar as ordens do Coven, ela vê o que eles fazem e com a ajuda do seu lado mortal, provoca uma confusão, mas no final acaba fazendo a coisa certa de acordo com os seus valores constituídos durante sua criação e não de acordo com uma igreja comandada pelo senhor das trevas. Isso mostra que Sabrina pratica ações racionais com relação a valores por causa de sua ética.
Como nasceu sendo de dois mundos diferentes, teve que aprender a separar cada lado para não ocasionar algo mais assustador e por isso ela se tornou uma pessoa extremamente afetiva. Porque quando os homens se encontram com bruxas uma enorme confusão acontece e quem sai perdendo sempre são os homens. Com isso, Sabrina escondeu seu dom dos seus amigos e do seu namorado, ela tentou contar para Harvey sobre sua outra metade, mas preferiu apagar as memorias do garoto, pois contando poderia trazer um caos tanto para a segurança dele quando para a vida amorosa dos dois. Sabrina faz de tudo para proteger e confortar as pessoas que ama, um exemplo dessa extrema afetividade foi quando, com seus poderes, resolveu trazer de volta a vida o irmão de Harvey que foi assassinado por duas bruxas que sabiam que eles eram descendentes de caçadores. Ela fez isso, porque não aguentava ver seu amor triste por perder seu ente mais querido e também queria concertar o que as bruxas haviam feito. Ela fez tudo o que pode, porém não conseguiu o trazer de volta. Sabrina tem uma personalidade muito forte e sempre age com os sentimentos, valores e poderes para ajudar quem precisar.
Madame Satã - O começo da perdição
![](https://static.wixstatic.com/media/9bf99e_ab3a9adbe67948d3821c1c5be9c5a221~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/9bf99e_ab3a9adbe67948d3821c1c5be9c5a221~mv2.jpg)
A mãe dos demônios e a própria mulher de Adão, titulada como Madam Satã, possuiu o corpo de uma professora de confiança de Sabrina — Sra Wardwell —, para ficar de olho nela e para fazer a bruxinha, indiretamente, ir para o lado das sombras, comandada por nada mais nada menos que o próprio Satanás. Seu papel foi muito de uma pessoa que só se importa com um objetivo, não importa o que custasse e principalmente se fosse com ela, por ser um demônio impiedoso. Madame Satã “ajudava” Sabrina quando ela tinha uma ideia que envolvia magia, mas nunca falava que aquilo era errado, pois sabia que já estava tudo planejado e de acordo com seu plano maligno juntamente com o senhor das trevas. Isso faz dela uma alma maligna e manipuladora, que praticava ações racionais com relação a fins e objetivos, sendo que os objetivos não eram nem um pouco do bem.
Escrito por: Letícia Lima
Comments