top of page

Max Weber

Maximilian Karl Emil Weber foi considerando um dos fundadores da sociologia, sendo até hoje famoso por suas teorias da ação social, dominação, desencantamento do mundo, a ética protestante e o espírito capitalista, entre outras. Ele conclui que o individuo condiciona a sociedade, em que toda a conduta humana é composta de um valor subjetivo (motivação). A sociedade, para Weber, tem diferentes lados (econômico, político, religioso e jurídico) cada um com determinada lógica autônoma de funcionamento, cuja resulta de ações sociais. Como todo bom sociólogo, Weber, quando morreu deixou saudades, pela sua brilhante mente e sabedoria foi de fato um pai da sociologia.

Algumas frases dele:

“O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível.”

“Faço ciência para saber até onde posso suportar...”

“As pessoas raramente reconhecem as oportunidades da vida, porque muitas vezes elas estão disfarçadas de trabalho.”

“Às vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima.”

Biografia

Maximilian Carl Emil Weber, mais conhecido como Max Weber, nasceu na Alemanha, mais precisamente na cidade de Erfurt, no dia 21 de abril de 1864. Ele morreu também na Alemanha, mas na cidade de Munique em 14 de junho de 1920.


Além de sociólogo e economista, destacou-se também como jurista e historiador, sendo um dos maiores nomes alemães em todas essas áreas do conhecimento.

Em 1882, Max Weber ingressou na Universidade de Heidelberg, onde estudou Direito e frequentou aulas de política, história e teologia. Sete ano depois, se tornou Doutor em Direito e em 1893 se casou com Marianne Schnitger, que também era estudiosa e feminista.

No ano de 1894 e 1896, Weber foi nomeado professor de Economia das Universidades de Freiburg e de Heidelberg respectivamente. Ele lecionou até 1900, quando teve que parar com as aulas por ter sido vítima de um colapso nervoso. O problema só foi superado 18 anos depois, momento em que ele voltou para as salas de aula.

Enquanto estava sem dar aulas, Max Weber continuou atuando de outras formas, prestando consultoria e realizando uma série de pesquisas acadêmicas, além de colaborar com jornais da época. No ano de 1907, o estudioso publicou o seu primeiro método sociológico, na verdade, um esboço de “Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva”.

Na época do estabelecimento do famoso Tratado de Versalhes, que data de 1919, Max Weber foi consultor que representou a Alemanha. Também participou da redação da Constituição de Weimar, sendo o responsável pelo artigo 48, que inclusive foi utilizado posteriormente por Adolf Hitler para justificar e legitimar seus poderes ditatoriais.

Max Weber está no quarteto dos principais fundadores da sociologia moderna, junto com Karl Marx, August Comte e Émile Durkheim. Esse pensador influenciou outros grandes estudiosos, como Norbert Elias, Anthony Giddens e Clifford Geertz.

Teoria das Dominações

Max Weber separou os tipos de dominação social em 3: Tradicional, Racional-Legal e Carismática. Veja agora o que cada um significa.

Dominação Tradicional: Consiste em crenças, religiões, costumes ou instituições na qual a pessoa se baseia para exercer a dominação.

Dominação Racional-Legal: Na concepção Weberiana, esse tipo de dominação é fundamentada em leis, normas e regras aceitas por todos. A Burocracia é um exemplo.

Dominação Carismática: Quando o dominador acredita que tem qualidades nele mesmo que o torna superior aos outros e assim, consegue exercer liderança ou controle sobre eles.

Teoria das Ações Sociais

Ação Social é toda conduta humana dotada de um valor subjetivo, voltada para a interação social. Um método Weberiano para separar as ações sociais que mais se repetem na sociedade.

Ação Social Tradicional - Quando o indivíduo age levando em conta tradição, costumes, hábitos e crenças que estão tão presos nele que se tornam uma segunda natureza.

Ação Social Afetiva - Acontece quando o indivíduo leva em consideração sentimentos.

Ação Social Racional (Valores) - Acontece quando o indivíduo age levando em consideração convicções éticas, filosoficas, religiosas e políticas.

Ação Social Racional (Fins e Objetivos) - Acontece quando o indivíduo age levando em consideração um fim ou objetivo.

Referências

©2018 por Equipe Weberiando. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page