top of page

A Vida É Bela - A Afetividade em Meio a Guerra

Foto do escritor: WeberiandoWeberiando

Livre


Um garçom judeu-italiano enviado a um campo de concentração nazista protege a inocência de seu filho fingindo que seu cativeiro é um elaborado jogo.

A Vida é bela é um filme italiano lançado em 1997, estrelando por Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Giorgio Cantarini, com direção de Roberto Benigni. A Vida é bela ganhou muitos prêmios, dentre eles estão: Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Oscar de Melhor Ator e Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

O filme conta a história de Guido Orefice um garçom judeu bem humorado que leva a vida sembre brincando, entrando em situações engraçadas e saindo delas da mesma maneira. Ele se apaixona por Dora, uma professora italiana. Guido e Dora se casam e tem um filho Giosué Orefice.

Durante a segunda guerra mundial, seu filho e ele são capturados e levados para um campo de concentração, então para acalmar Giosué ele inventa um jogo que quem chegasse antes aos 1000 pontos iria ganhar um tanque de guerra de verdade.



[Alerta de Spoilers]

A partir daqui, a análise conterá spoilers, é recomendável que se assista ao filme antes de ler esta análise, para não prejudicar sua experiência.



Guido Orefice (Roberto Benigni)

Guido é um garçom judeu bem humorado que tenta ver o lado bom de tudo, alegrando as pessoas ao seu redor. No meio da segunda guerra mundial ele e seu filho são capturados pelos nazistas e levados para um campo de concentração. No meio de todas aquelas coisas ruins, ele inventa um jogo para manter seu filho longe de uma realidade horrenda. Sendo extremamente afetivo principalmente com sua família. Já no fim da guerra, Guido deixa seu filho escondido e sai a procura de sua esposa. Atrás de sua esposa os soldados o acham e leva ele para ser executado, mas ao passar onde seu filho estava escondido, não deixou que o desespero de saber que vai morrer destruísse a infância de seu amado filho, então começa a marchar para que seu filho não se assustasse.

‘’Esse é o sacrifício do meu pai. O presente que ele tinha para mim.”



Guisué Orefice (Giorgio Cantarini)

Giosué é levado com seu pai para o campo de concentração, ele acha que tudo na verdade é uma grande brincadeira. Sempre escuta seu pai para não perder pontos no jogo. No ultimo dia no campo de concentração Guido manda Giosué se esconder dentro de um armário para conseguir chegar aos 1000 pontos e ganhar o tanque de guerra de verdade. Ele passa noite dentro do armário e quando não escuta mais nenhum barulho ele sai como prometido ao seu pai. Giosué é muito afetivo e tem ações tradicionais, sempre ouvindo seus pais.

‘’Nós ganhamos!’’



Dora (Nicoletta Braschi)

Dora é uma professora italiana que se apaixona por um garçom judeu. No meio da segunda guerra mundial seu filho e seu marido são levados ao campo de concentração, e ela por amar muito sua família pede para ser levada junto. Eles ficam no mesmo campo, porém, não se veem o filme todo. No fim da guerra ela reencontra seu filho, mas sal marido infelizmente morreu.


“Quando você fala o meu nome eu deixo de existir, o que sou?’’


Escrito por: Nathália Redua

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2018 por Equipe Weberiando. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page