top of page

Afetividade em meio a ausência de pais em Coraline

Foto do escritor: WeberiandoWeberiando

Atualizado: 17 de nov. de 2018


+10


Colarine e o Mundo Secreto é um filme/animação que conta a história de Coraline após se mudar para o Palácio Rosa, uma rede de apartamentos na região. Ao explorar a nova casa, Coraline descobre um mundo diferente de sua casa, mas com muitos segredos sombrios.


A animação se trata de um filme stop-motion dirigido por Henry Selick, inspirado pelo livro "Coraline" escrito por Neil Gaiman. É uma aventura que mistura a fantasia com um leve toque de terror.

Coraline é apresentada no filme como uma garota rebelde — provavelmente por culpa da ausência de seus pais — de onze anos de idade que adora brincar e se aventurar. Quando Coraline se muda de seu antigo estado, Michigan, para a nova casa em Oregon nos aposentos Palácio Rosa por causa do trabalho de seus pais. Nesses novos aposentos a menina, que estava explorando a casa, encontra uma passagem que leva ela até um outro mundo semelhante ao seu, a diferença é que a região ao redor do Palácio Rosa está do jeito que Coraline mais queria. Dentre essas diferenças, a Outra Mãe, suposta mãe de Coraline no outro mundo, faz de tudo para que Coraline permanecesse lá.

[Alerta spoilers]

A partir daqui, a analise poderá conter spoilers da animação! É recomendado que você assista a animação antes para que não tenha sua experiência prejudicada. A série está disponível em diversas plataformas como a Netflix. ;)


Coraline Jones

Apesar de ser uma pré-adolescente rebelde, ao longo do filme Coraline apresenta ser alguém movido por sentimentos. Como por exemplo na cena em que a garota sente falta de seus pais — presos no outro mundo — e acaba dormindo sozinha sobre suas lágrimas, ao lado de duas almofadas que ela deixou ali representando seus pais. Outra cena que demonstra o quanto Coraline é afetiva é quando ela volta ao outro mundo para salvar seus pais, mesmo sabendo do quão poderoso seria.


Wybie Lovat

Wybie é um garoto estranho e muito falador da nova vizinhança de Coraline. Ao longo do filme em várias momentos ele se mostra um personagem com valores estabelecidos, porque sempre tenta obedecer a ordem de sua avó: Não entrar no Palácio Rosa sobre nenhuma circunstância. A irmã gêmea de sua vó, uma vez entrou nesse lugar e depois nunca mais foi vista — mais tarde no filme podemos descobrir que a alma da irmã de sua vó ficou presa no outro mundo. Wybie também age afetivamente no filme, pois está sempre obedecendo os chamados de sua vó e fazendo o que for preciso para ela — além da amizade que ele cria com a ranzinza Coraline.


Bela Dama (A Outra Mãe)

A Bela Dama — também conhecida como A Outra Mãe do mundo secreto — é quem controla tudo. Ela apresenta apenas um tipo de ação ao longo do filme: racional a fins e objetivos, porque ela tem seu único objetivo que é costurar os olhos de Coraline. Para a execução de seu plano ela cria um mundo perfeito para que Coraline quisesse ficar, assim trocando seus olhos — e consequentemente sua alma — pelo mundo perfeito. Mais um fato que reforça a racionalidade de Bela Dama é que mesmo apostando a libertação dos pais de Coraline e a alma das crianças capturadas com a menina, ela ao envés de mostrar valores, passa por cima deles. Ela trapaceia no jogo que apostou com a garota e, além disso, após perder o jogo ela ainda não cumpre o que apostou e tenta atacar Coraline.


Escrito por: Vitor Flayn

172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2018 por Equipe Weberiando. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page